Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Terminar a Semana a Ler Roma nos Dois Sentidos

27.01.19

 

 

 

Foi mais uma semana estranha, mas com alguns fenómenos conhecidos. O Governo, quem sabe se aconselhado por mais um "especialista" em Maquiavel, ignorou outra contestação de professores e mantém o registo "vencê-los pelo cansaço". Não era desaconselhado que o Governo lesse, ou relesse, o Príncipe, já que o florentino apenas observou e explicou o comportamento dos governos e não o que deviam fazer.

A CGD recentrou o debate com a publicação de listas das "elites" que depauperaram os contribuintes. São amigalhaços dos que fizeram o mesmo à banca privada, numa lógica mundial que destruiu a relação das democracias com a economia de mercado deixando em roda livre o lado mais insaciável do capitalismo. Não são, portanto, surpreendentes as explosões "jamaicanas" de exércitos com pessoas de todas as gerações que labutam de sol a sol para deixar a brilhar os corredores do turismo. 

Não percebia a indignação dos holandeses com um vídeo verdadeiro de uma mulher brasileira que mentia (uma mentira risível, diga-se) acusando-os de iniciar bebés a partir dos sete meses na vida sexual. Afinal, a irritação justificava-se porque era a ministra do trabalho do Brasil.

Já perto do fim da semana, li que a quadratura do círculo passou para outro canal com um neologismo no nome: circulatura do quadrado. Não sei se é uma notícia falsa, mas são tempos confusos e esquisitos. Até o regresso ao tribalismo está em crescendo. É por isso que não há melhor solução do que terminar a semana a ler Roma nos dois sentidos. Explico-me. A fita de Alfonso Cuarón, "Roma", retrata o colonialismo norte-americano no México (independente desde 1821) dos anos 60 e 70 do século XX. É Roma, masculina e violenta, se ler da esquerda para a direita. Se ler da direita para a esquerda, encontrará um Amor maternal e pacífico. As grandes obras são assim: fazem a síntese dos tempos e o melhor mesmo é não perder este grandíssimo filme.

Roma-still-2-1024x576

 

Nota: um dos vídeos de apresentação do filme.

 

 

2 comentários

Comentar post