Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Sauna de aulas

20.06.25, Paulo Prudêncio

Texto envidado pelo Paulo Fazenda. A autora autorizou a publicação.

Educação à Prova de Sono e Sauna: O Maravilhoso Calendário das Crianças do 1.º Ciclo..

Ah, o verão! Tempo de sol, gelados, e… crianças do 1.º ciclo ainda na escola. Porque enquanto os colegas do secundário já estão de férias a praticar para o campeonato nacional de “scroll infinito”, os pequenos do 1.º ciclo continuam firmes, estoicamente presos ao quadro branco e aos manuais com cheirinho a suor e frustração.

Afinal, que melhor maneira de garantir uma educação de excelência do que esticar o calendário escolar como se fosse um elástico prestes a rebentar?

Estamos claramente a formar campeões da resistência. Aos seis anos já sabem o que é a exaustão física, o tédio existencial e o mistério profundo de “porque é que os grandes já estão em casa e eu ainda estou aqui?”

E não nos esqueçamos dos professores, verdadeiros heróis silenciosos da pedagogia prolongada. Quem precisa de descanso quando se pode passar mais duas semanas a ouvir “Mestre André” em flauta desafinada e corrigir fichas de matemática com olhos semicerrados?

A lógica é simples: quanto mais tempo na escola, mais aprendem. Dormir é para fracos. E brincar? Isso é um luxo burguês que não cabe no nosso calendário educativo competitivo. As crianças devem ser preparadas desde cedo para a vida adulta — e que melhor preparação do que sentir-se esgotado antes dos 10 anos? Por isso, brindemos ao calendário escolar do 1.º ciclo: um monumento à persistência, ao absurdo e à eterna arte de fazer mais com menos.

Porque nada diz “educação de qualidade” como alunos e professores a arrastar-se até final de junho com o mesmo entusiasmo de quem lê as letras pequenas dos termos e condições de um contrato ou faz uma colonoscopia… É praticamente a mesma coisa!

C. (professora do 1.º ciclo)