Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

são uns líricos, esses finlandeses

14.04.14

 

 

 

 

 

 

 

É comum apontar-se a Finlândia como detentora de um dos melhores sistemas escolares do mundo (e seja lá o que isso signifique) e sucedem-se as análises e os estudos comparados.

 

Desta vez é o Ibertic que afirma que na "Finlandia: En el mejor sistema educacional del mundo está prohibido seleccionar a los alumnos" e deve ter sido por isso que o entusiasmo de Sócrates e Lurdes Rodrigues esmoreceu muito quando visitaram o país do mesmo modo que a actual maioria perdeu a obsessão com o privado quando se conheceram os desastrosos resultados suecos em tudo o que era teste internacional (e seja lá o que isso signifique).

 

Mas o post do Ibertic não refere apenas a proibição de seleccionar. Diz que os professores são muito prestigiados na Finlândia, que as crianças só entram na escola aos 7 anos de idade por causa da maturidade, que as notas dos alunos só são publicitadas a partir dos 11, 12 anos e que as turmas não têm mais de 20 alunos. "São uns líricos, esses finlandeses", dirão as nossas resmas de descomplexados competitivos que olham para a vida como uma pista de obstáculos para os filhos dos outros e que se convenceram que na selva não há cooperação.

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post