Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Sampaio da Nóvoa pode ir à segunda volta, vencer as presidenciais e fazer história

09.01.16

 

 

 

 

Expresso é "marcelista" e um bom barómetro eleitoral. Fiz uma leitura do primeiro caderno à procura de evidências presidenciais. Existem várias e indicam uma tendência que parece entristecer o semanário.

 

Marcelo desce de tal modo que será muito difícil escapar a uma segunda volta; Sampaio da Nóvoa descolou dos restantes candidatos e até Guterres (um apoiante natural de Maria de Belém) não anunciou essa intenção e espera pela segunda volta para acompanhar o PS no apoio a Sampaio da Nóvoa.

 

Fica a ideia que o Expresso tem estudos recentes sobre resultados anteriores ao debate Nóvoa x Marcelo e a tendência já era essa. Veja-se lá o que pode acontecer com uma candidatura assente num notável profissionalismo associado à coragem cívica e política, e sempre em tom elevado, que vem para "não deixar tudo na mesma" e que escapa "à lógica de clube fechado de políticos com acesso ao poder" tão do agrado do Expresso. Portugal está a ficar realmente "ingovernável" e com outro conceito de arco da governação.

 

Captura de Tela 2016-01-09 às 15.07.01.png

 

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Luís Correia

    09.01.16

    Inês,
    Ao contrário do que muita gente pensa, o desejável na figura do Presidente da República é que o mesmo seja desprovido de qualquer experiência política por via partidária. O papel do PR é, acima de tudo, o de defender os interesses do Povo que representa e deve começar por fazê-lo respeitando irrepreensivelmente a Constituição, pois esta existe exactamente para garantir os direitos, liberdades e garantias, dos cidadãos. A Constituição foi lavrada à custa de muito suor, sangue e lágrimas, de que a história foi testemunha e não deve ser tratada como uma mera sebenta de apontamentos escritos a lápis, como aconteceu nesta última legislatura. À parte simpatias políticas, se não respeitarmos este tipo de princípios, poderemos estar a condenar o futuro dos nossos filhos! É por tudo isto que votarei Sampaio da Nóvoa! Portugal precisa de um hermeneuta nato, capaz de defender os valores constitucionais acima de qualquer interesse pessoal ou partidário. Vote em quem achar que melhor representa os seus ideais, mas nunca se esqueça que nessa cruz que vai inscrever no boletim do voto, poderá ficar registado uma parte muito importante de um vínculo histórico - desejo apenas que este seja para o bem!
  • Sem imagem de perfil

    Rui Rodrigues

    09.01.16

    Muito importante o seu comentário para reavivar as memórias e a história.
  • Sem imagem de perfil

    Luís Correia

    09.01.16

    Obrigado, Rui - são pequenos pormenores que às vezes fazem a diferença. A vida obriga-nos a partilhar experiências e pensamentos. Quem os quiser seguir, muito bem - quem não o fizer, há-de ter motivos para isso, mas pelo menos reflecte sobre o assunto.
    Abraço
  • Sem imagem de perfil

    Paulo Prudêncio

    09.01.16

    Boas reflexões, sem dúvida e se me permitem.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    13.01.16

    Sempre acreditei que o cavaco quando entrou para a Presidência da República já devia estar a sair!!!, já era suficiente o que tinha feito como primeiro ministro...toma lá a presidencia da Republica... e depois há quem se queixe do país que temos... dignidade deste povo anda muito porbaixo!!!!!!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.