Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Porque falham ou prosperam as nações? A resposta valeu o Nobel de Economia 2024

14.10.25, Paulo Prudêncio

IMG_4677.jpeg

(Acemoglu, Johnson e Robinson, numa caricatura distribuída pela Real Academia das Ciências da Suécia). Talvez agora leiam os autores que mais vezes citei para descrever a falta estrutural de professores. "Porque falham ou prosperam as nações? A resposta valeu o Nobel de Economia 2024"

Na primeira citação em Porque Falham as Nações com Turmas Numerosas e no Público em "Porque falham as nações com turmas numerosas", o texto começa assim: "O ensaio Porque falham as nações, de Daron Acemoglu e James Robinson, conclui sobre a história universal dos últimos três milénios: as nações não falham por causa da geografia, da cultura ou da ignorância, mas pela incapacidade em transformar políticas, instituições e empresas extractivas (que acumulam a riqueza em "elites" e oligarquias) em inclusivas (que distribuem a riqueza e diminuem as desigualdades). E sublinha que só a consolidação do modelo inclusivo durante décadas é que se repercute positivamente no crescimento económico, nas empresas, na cultura e na escolarização.(...)"