Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Por um novo modelo de gestão escolar - Alberto Veronesi na CNN

09.01.24

Captura de ecrã 2024-01-09, às 12.40.20.png

Por um novo modelo de gestão escolar

"Fora da agenda sindical e, consequentemente, fora da mesa de negociações entre sindicatos e governo, a gestão das escolas públicas é uma das áreas que maior influência tem no clima organizacional e consequentemente no bem-estar da comunidade educativa.

A gestão das escolas públicas é uma área fundamental para o bem-estar da comunidade educativa. O atual modelo de gestão, consignado no Decreto-Lei nº 137/2012, prevê a participação da comunidade educativa na tomada de decisões, mas na prática, as decisões são frequentemente tomadas por um pequeno grupo de pessoas, em detrimento dos interesses e necessidades da maioria.

A autonomia que o atual modelo de gestão trouxe às escolas foi a de permitir que estas desenvolvam estratégias ou adiram a projetos mais adequados às suas necessidades e características da sua comunidade educativa. No entanto, essa autonomia pode ser limitada pela falta de recursos financeiros e humanos, bem como pelas pressões e exigências externas, como as políticas educativas do governo e as expectativas dos pais e da sociedade em geral.(...)"