Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

O Ensino é uma Simbiose da Cognição com as Emoções

26.03.20

ensinoonline (2).png

Oferecer plataformas on-line não significa concretizar o ensino à distância. As plataformas são apenas o suporte; o meio. Entrar numa plataforma, e usá-la, é, em regra, tão simples, intuitivo e amigável como fazê-lo nas vulgares redes sociais. Mas esses "naturais" passos digitais não significam que se está apto para o ensino à distância no dia seguinte ou no mês seguinte. Qualquer afirmação desse género não respeita os inúmeros profissionais que se especializam nesse complemento ao ensino presencial com adultos e jovens adultos. Para além de tudo, é preciso tempo para preparar novas metodologias e não é suficiente usar os modos do ensino presencial. Altera-se a pedagogia, os estilos de ensino, os recursos mais diversos, as formas de avaliação e são muito diferentes as técnicas de captação de audiência. Por outro lado, o ensino-aprendizagem, principalmente com crianças e jovens, é analógico e uma simbiose da cognição com as emoções.

Dissemina-se a ideia de que vamos ter uma escola do século XXI à distância em todos os lares do país. Confesso que me espanto. Mas ao contrário, o que não me espantaria era que o ano lectivo terminasse amanhã como uma decisão absolutamente excepcional. Os alunos do básico e do secundário transitavam sem notas. Ficariam poucas questões por resolver, entre elas o acesso ao ensino superior.

6 comentários

Comentar post