Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

O Correntes Faz Hoje 17 Anos

25.04.21

Captura de ecrã 2021-04-16, às 19.25.49.png

O que seria da humanidade sem as utopias, as generosidades, os desapegos ao poder e as tolerâncias que estabelecem limites éticos e democráticos. Gosto muito do 25 de Abril porque lhe reconheço esses ideais que incluíram acções elevadas nos momentos difíceis e decisivos.

Alguns países prosperaram, e reduziram as desigualdades, depois de revoluções históricas, mas precisaram de tempo e de determinação. E o 25 de Abril - a Revolução dos Cravos - integrará a história universal como o dia "inicial, inteiro e limpo". Teve um mérito inquestionável no desenvolvimento do país, apesar de ainda registarmos uma pobreza chocante de cerca de vinte por cento da população. Para além disso, a analítica da actualidade tem leituras muito divergentes quando à consolidação da jovem democracia. Cinco décadas são um piscar de olhos no tempo histórico.

O meu blogue "Correntes (da pedagogia e em busca do pensamento livre)" faz hoje 17 anos. Foi em Abril de 2004, e esperei pelo dia 25 para o primeiro texto, que dei corpo à liberdade de opinião. E é neste dia que se renovam os apelos à participação cívica e à expressão livre como ideais de Abril.

Dezassete anos depois, mantenho a edição diária. Vario o modo de partilha e divulgação, e oxigenação, do blogue. Uso as redes sociais ou opto por órgãos de comunicação social. Escrevo com muito gosto neste registo e agradeço a vossa atenção.

10 comentários

Comentar post