20.03.22, Paulo Prudêncio
![original.png]()
A batalha pelo controlo de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, transformou-se num banho de sangue com a Rússia a não poupar civis abrigados em edifícios como um teatro e uma escola de arte.
Este domingo, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o cerco russo à cidade ficará na história “por crimes de guerra”. Por que razão é tão importante esta cidade?
Ribeirinha ao Mar de Azov, que permite a saída para o Mar Negro, é um dos portos mais importantes para a Ucrânia.
Não muito longe de Mariupol, para leste, fica Donetsk e Luhansk, as regiões separatistas que a Rússia reconheceu como independentes, três dias antes de invadir a Ucrânia. Para ocidente, fica a península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.
Controlar Mariupol dará à Rússia o controlo sobre um grande corredor terrestre junto ao mar. Na prática, permitirá que a Crimeia fique em contacto direto com a Rússia Continental, facilitando o trânsito de pessoas e o abastecimento da península.
Atualmente, esse contacto processa-se por duas pontes paralelas com mais de 18 km de comprimento, construídas pela Rússia sobre o estreito de Kerch e que ligam a Crimeia e à região russa de Krasnodar."
publicado às 11:27