Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

fechaduras

13.08.15

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1ª  edição em 19 de Abril de 2009.

 

 

 

No dia da inauguração da Escola Básica Integrada de Santo Onofre, a 10 de Setembro de 1993, ocorreu uma pacífica invasão da comunidade tal era a curiosidade em conhecer uma escola que nasceu numa zona que há muito ansiava por uma estabelecimento de ensino com aquelas características. Um detalhe interessante desse dia marcado por uma natural euforia, constou do seguinte: cada fechadura, da grande maioria das cerca de duzentas portas do estabelecimento de ensino, tinha três chaves metidas numa argola e uma delas inserida na própria fechadura; nenhuma identificada. Uma zelosa funcionária da escola, e receosa pela sobrevivência das ditas, meteu-as todas num mesmo saco. Rico sarilho.

 

Durou anos o processo de ordenação dos chaveiros gerais e sectoriais e a necessária identificação de todas as chaves e portas.

 

Mas por incrível que possa parecer, mesmo o processo organizacional descrito foi ficando obsoleto.

 

E porquê?

 

É já bastante conhecido o modelo singular que caracteriza o ambiente organizacional que esta escola oferece no âmbito da sociedade da informação e do conhecimento. Foi tudo construído paulatinamente e do modo mais cooperativo que tive oportunidade de conhecer. Por isso as constantes visitas externas e o reconhecimento de governantes e de empresas especializadas, algumas de âmbito internacional, que se mostraram interessados em conhecer esta originalidade "in loco".

 

E já se sabe que a sociedade em rede exige transparência e alarga os conceitos de "espaço aberto". A rede administrativa chega a ter mais de uma centena de terminais a operar em simultâneo, permitindo aos utilizadores o acesso à informação em tempo real e apenas condicionado aos privilégios de acesso das suas "palavras chave".

 

Também as instalações foram cobertas, desde cedo, pelos mais modernos sistema de segurança electrónica.

 

Existe um local e um objecto que continuam a requer especiais cuidados de segurança: o cofre que se situa nas instalações dos serviços administrativos e o computador servidor das diversas redes informáticas que, estando nas mesmas instalações, é objecto dos denominados "processos de cópias de segurança" realizados diariamente.

 

Tudo isto se instituiu como um metabolismo devidamente testado e certificado que durou até ao presente.

 

Agora imagine-se que umas pessoas, que nunca tiveram o mais pequeno contacto com esta singular realidade, se consideravam capazes de dirigir este exigente conjunto de procedimentos e que tomavam como uma das primeiras e únicas medidas a seguinte: mudar as fechaduras das portas de acesso ao gabinete do Conselho Executivo. Isso não auguraria nada de bom.

2 comentários

  • Caro João Franco.

    Já conversámos sobre isto no mail, mas devo tornar a questão pública para que os outros leitores fiquem esclarecidos.

    A questão inicial interessa pouco para o caso. Foi apenas para iniciar o texto.

    A inauguração da escola aconteceu mesmo em cima do início das aulas e não houve, naturalmente, tempo para tudo. Estavam garantidos os procedimentos que refere, apenas as chaves da maioria das portas estavam ainda na situação que referi. Foi uma situação engraçada que me contaram, pois só em 1994 iniciei as minhas funções de professor naquele estabelecimento de ensino.

    Obrigado.

    Os melhores cumprimentos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.