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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

É isso e a Pobreza!

21.07.19

 

 

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É inútil discutir a oscilação anual de décimas nos resultados dos alunos. E é pena que as entidades institucionais não dêem o exemplo e que os Governos não invistam num exercício que qualifique o debate. Têm o antigo SPSS, da IBM, que faz (o "Stepwise Regression" é amigável e intuitivo) regressões lineares múltiplas a partir da escolha de variáveis independentes e dependentes. Para além de permitir conclusões sustentadas, o programa torna insustentáveis "reformas circulares". Por exemplo, a distribuição geográfica da residência da maioria dos alunos das áreas metropolitanas, e das cidades com dimensão significativa, é uma variável independente que influencia a variável dependente "resultado em qualquer prova ou exame". E isso leva décadas a mudar; e altera-se se houver vontade política continuada. É isso e a pobreza!

Duas notas:

O processo "palavras cruzadas" é mais um sinal do grau zero da mediatização, que se situou ao nível da revisão do estatuto da carreira dos professores sem sequer se enunciar princípios (ou começar pelo princípio).

Aliás, uns graus abaixo de zero esteve a mediatização à volta da morte de três professores. Para além de tudo, há estudos, e conhecimento do real, mais do que suficientes para a prevenção do burnout. Mas isso passa pela democracia escolar em três dimensões: confiança nos professores, ambiente organizacional desburocratizado e atmosfera profissional civilizada com a sala de aula no centro da profissionalidade. E não é de agora. Há mais de uma década que a descida não tem travões e os resultados estão aí; até na falta de professores. E se nada se fizer, a crise vigente agudizar-se-á e prolongar-se-á.

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