Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Dual precoce invertido

14.02.14

 

 

 

 

 

 

Depois de alguém ligado ao actual MEC ter avançado e recuado com a ideia chocante de um ensino dual aos 10 anos, vem agora o responsável pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo fazer eco de um dual invertido: "preparação para cursos de medicina a partir dos 10 anos em nome da liberdade de escolha das crianças e contra a "tirania" dos adultos". Valha-nos não sei o quê. A versão cata-vento entrou em registo desesperado? São estas as organizações que apoiam as políticas de Nuno Crato e associados. À medida que o tempo avança desaparecem as dúvidas sobre o retrocesso civilizacional que provocam.

 

E o mais grave é que há muito arco da governação a apoiar este género de "terapias" para a desigualdade. Ainda ontem ouvi na SICN um ex-ministro da Educação, e actual presidente do CNE, afirmar que as escolas são estruturas descentralizadas do Estado; e repetiu.

 

O direito administrativo escolar é, como se sabe, coisa menor nos corredores da capital. As autarquias, que julgo serem do conhecimento aprofundado do ex-ministro, são estruturas descentralizadas, essas sim, as escolas são desconcentradas (só uma outra "autonomia" permitiu uma crise de identidade na classificação entre as duas categorias) e estão mesmo no limite mínimo da concentração com a supremacia, também defendida pelo ex-ministro, dos conceitos de projecto educativo homogéneo e de comunidade educativa para justificar uma antiga teimosia sua: os agrupamentos de escolas. Valha-nos mais não sei o quê.

 

6 comentários

Comentar post