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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

dos exames e dos poetas

01.12.15, Paulo Prudêncio

 

 

 

Quem frequentou o sistema escolar público equipara-se ao que de melhor existe nas variadas latitudes. O nosso problema é a generalização; é a democracia; e é secular. O desafio continua a ser a inclusão. Passa pela transformação da ambição escolar numa ideia incontestada, como o repouso ou as refeições, e pelos níveis sócio-económicos.

 

Eliminámos, ou quase, o analfabetismo, mas estamos desorientados com o abandono escolar. As alternativas ao ensino regular mascaram o problema e têm "salvado" alguma da população destinada à não escolarização. Também aí importa reduzir a demagogia.

 

E recordo um parágrafo que escrevi em 2011:

 

lançar exames em catadupa pode não ser apenas redundante (o nosso problema não é sequer na qualidade dos muito escolarizados), como pode ter o mesmo efeito que as gravações de risos que tentam animar programas humorísticos televisivos de fraca qualidade e recorda-me sempre uma nação de poetas sem vida.

 

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