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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Dos Detalhes

06.02.19, Paulo Prudêncio

 

 

 

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Um aluno com características que exijam a constituição de uma turma reduzida (os fundamentais 20 e não 28 alunos) tem que frequentar, diz a lei, 60% da carga curricular para que a turma se reduza. Ou seja, as disciplinas que incluem o espaço inferior a 60% integram o aluno num universo de 28 e não de 20 alunos. É um detalhe que faz toda a diferença e que espartilha a inclusão entre o centralismo dos números e a desconfiança nas escolas e nos professores. 

A mediatização sobre a inclusão escolar aumentou com a publicação, em 2018, do nova lei (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho) sobre educação especial. Mas a discussão continua afastada das salas de aula. Resume-se a contendas ideológicas, importantes mas insuficientes. É crucial recuperar uma ideia chave dos bons exemplos de gestão nos mais variados domínios, "o segredo está nos detalhes", e transformá-la em lei (bastaria recuperar o clima de confiança).