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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Do Tribalismo Escolar

04.02.20

O contraditório é essencial nas políticas educativas, onde o progresso inclui recuos e recomeços. Mas convém recordar que os retrocessos civilizacionais levam anos a recuperar. A escola, que será sempre uma instituição em crise, está muito exposta aos tribalismos que ciclicamente emergem nas sociedades.

Saberes estruturantes e coração do currículo, interdisciplinaridade, sucesso escolar, avaliação contínua - com rigor e exigência e nos modos formativo e sumativo -, e inclusão, são, há muito, as bandeiras do progresso, os atributos essenciais do escolar democrático e o denominador comum que impede o tribalismo: por exemplo, não tem sentido contrapor o "ler, escrever e contar" ao imperativo dos saberes estruturantes que incluem ciências, humanidades, línguas, artes ou desportos.

Por outro lado, é reconhecida a dificuldade organizacional, acrescida se considerarmos a existência do senso comum, das ideologias e dos pragmatismos governativos, em ligar saberes, buscar o sucesso para todos, significar provas de avaliação ou construir a escola onde cabem todos. Mas são matérias em que a oscilação nos extremos abre espaço ao tribalismo; desde logo por contraposição. As sociedades "sobreviventes" - que têm uma consistente e maioritária classe média -, com modelos sensatos, anteciparam a gestão escolar propriamente dita sintetizando a incomunicabilidade das ciências da educação com as da gestão e administração. Não precarizaram a carreira dos professores, bem pelo contrário, testemunhando-lhe um clima de confiança numa atmosfera desburocratizada. Portugal tem caminhado o mais possível no sentido oposto. A precarização, a hiperburocracia e a desconfiança nos professores são causa e consequência da desorientação das políticas educativas e da prevalência de lógicas tribais.

Nota: já usei parte deste texto noutro post.

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