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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Do Tamanho Das Turmas

09.12.21, Paulo Prudêncio

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revisão de literatura (já antiga e centrada nos EUA) sobre o tamanho das turmas promovida pela organização "Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação", registou alguma discussão à volta daquela tendência de martelar os números para que eles se aproximem do que pretendemos.

E lembrei-me da célebre "se acha que a educação é cara experimente a ignorância". A frase de Derek Bok, antigo reitor da Universidade de Harvard, tornou-se mais verdadeira com o passar do tempo.

Agora, compete a cada país escolher.

Peguemos em dois exemplos: Nuno Crato, que ao que saiba nunca leccionou no não superior e foi um legislador de turmas numerosas com base em estudos como o apresentado, disse à SIC, em 15 de Junho de 2013, que "uma turma com 30 alunos pode trabalhar melhor do que uma com 15: depende do professor e da sua qualidade”; William Golding, Nobel da literatura e professor no 1º ciclo durante três décadas, disse à RTP2, em 1983, que “com 30 alunos não há método de ensino que resulte, mas com 10 todos os métodos podem ser eficazes.”