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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Do tratamento de dados no MECI

26.08.24, Paulo Prudêncio
 

No Multibanco (e desculpe, caro leitor, mas este exemplo parece-me que ajuda a perceber) acedemos a bases de dados actualizadas em tempo real. E na Educação? Começou a fazer-se em 1997 e em 2024 ainda está caótica por incompetência dos aparelhos de quem governa. Os actuais, chegaram e meteram logo mais umas bases de dados e plataformas (IGeFE - para a recuperação do tempo de serviço) que nem importam dados com rigor. É um inferno administrativo com décadas, que atinge professores e assistentes administrativos.

Repita-se: se há bases de dados que confirmam o tempo de serviço para concursos, aposentação e por aí fora, por que raio de razão é que se disponibiliza uma nova base de dados sem os dados importados?

Há cerca de duas décadas que há meios técnicos e humanos para se ter uma base de dados com todos os dados actualizados em tempo real (tempo de serviço actualizado ao dia, por exemplo). Num país a sério, seria a demissão imediata de quem aprovou a IGeFE sem a testar convenientemente. Não quero ser pessimista, mas a educação está há muito na terceira divisão da orgânica dos governos e tornou-se irreformável.