Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

da educação e da liberdade de escolha - um ensaio fundamental

05.03.14

 

 

 

 

 

 

 

O ensaio de Paulo Guinote, "Educação e liberdade de escolha", editado pela FFMS, é fundamental para quem se interessa pelo assunto. Como o autor escreve, o ensaio não se resume a uma colecção de textos do blogue. É evidente que os leitores do "A Educação do meu umbigo" não estranharão os argumentos, mas a obra organiza e sistematiza a questão de um modo claro e distanciado sem, contudo, deixar de tomar uma posição fundamentada.

 

A introdução (Liberdade e Educação) e o concluindo, são textos que iluminam o núcleo da obra que consiste em três liberdades, digamos assim: "na sala de aula", "na organização das escolas" e "de escolha no sistema educativo".

 

Antes da "chegada" do mercado total, a liberdade na sala de aula (de aprender e ensinar e por aí fora) era o cerne da discussão. As outras duas obedeciam também a muita investigação no sentido da melhor gestão das escolas e dos sistemas, da eliminação dos desperdícios, da elevação da qualidade de ensino e do sucesso escolar e do combate ao abandono escolar. Mas a tal chegada do mercado total incluiu o que estamos fartos de saber: a ganância, mesmo que muito difarçada, que tem proporcionado autenticas perdas de tempo, muito desperdício financeiro e atrasos civilizacionais.

 

 

 

 

 

Da introdução retirei o seguinte nas páginas 12 e 13.

 

 

 

 

 

 

Do concluindo retirei o seguinte nas páginas 102 e 103.

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

  • Exacto Carlos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.