Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Como acabar com os Ku Klux Klan´s desta vida

15.03.23, Paulo Prudêncio

Captura de ecrã 2023-03-15, às 15.09.47.png

O inovador Steven Levitt é muito considerado, e há muito, no âmbito das ciências económicas norte-americanas. O seu livro Freakonomics (2006) faz perguntas pouco“académicas e obtém resultados surpreendentes. 

Achei interessante a história sobre o que motivou o descrédito da organização Ku Klux Klan. Stetson Kennedy, um lutador pelos direitos cívicos, infiltrou-se, a meio da década de 1940, no dito movimento para o estudar.

Pois bem. Numa época em que "todas" as crianças viam na televisão, antes do jantar, o Super-homem a combater Hitler e Mussolini, Stetson Kennedy convenceu os responsáveis pelo programa televisivo a centrar o combate no Ku Klux Klan. Como Stetson Kennedy já tinha atingido a assembleia suprema da organização, passou aos programadores toda a terminologia da sociedade secreta incluindo as senhas e as contra senhas. Foi um delírio. Imagina-se o efeito sobre os membros da organização que chegavam a casa e viam as crianças a brincar aos polícias e ladrões com a utilização da verdadeira nomenclatura dos Klan. Foi a desmobilização acelerada.

Steven Levitt agarra nesta história a propósito dos efeitos da sociedade da informação na economia. Tem outras histórias curiosas e bem fundamentadas. Até se imagina a necessidade de receitas semelhantes para a desintoxicação das sociedades actuais.