Como o burnout é a doença mais comum nos professores (já fiz umas dezenas de posts sobre o assunto), leio as notícias sobre o tema. Desta vez, fui parar ao futebol. Já se conhecia a estratosfera em que vive a indústria que capturou todos os poderes, mas agora sabe-se que os protagonistas também sofrem de burnout. É um lado algo humorado (como é uma doença grave, não merecerá grandes brincadeiras) de um jogo que transportou a irracionalidade para níveis impensados.
Mas leia o que encontrei sobre o burnout.
"Tristeza, irritabilidade, perda de controlo emocional, alterações comportamentais, dificuldades de concentração ou manifestação de sintomas psicossomáticos (como falta de ar, coração acelerado, entre outros)(...)A síndrome está associada ao stresse profissional prolongado ou crónico e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional.
Actialização às 15h25:
"João Santos Carvalho, psicólogo clínico, explicou do que se trata. «É uma situação clínica que tem a ver com excesso de trabalho, tem a ver com uma fase complicada na profissão. É uma entidade clínica usada para identificar pessoas que ao longo da sua vida viveram momentos de grande tensão e stress, mas sempre ligado à vida profissional. O burnout só se relaciona com a atividade profissional, é um esgotamento», explica o clínico, que revela, também, o tratamento: «É o descanso, o afastamento. Em casos de pessoas com idade mais avançada pode encaminhar-se para a reforma, o que não é o caso. Quanto à medicação, depende dos sintomas»."
lista de blogues
Anabela Magalhães (Anabela Magalhães)
Atenta Inquietude (José Morgado)
Blog DeAr Lindo (Arlindo Ferreira e outros)
ComRegras (Alexandre Henriques e Luís Braga
educar a Educação (Nuno Domingues)
Escola Portuguesa (António Duarte)
O estado da educação e do resto (Mário Carneiro)
Professores Lusos (Ricardo Montes)
blogues política
Pedro Lains Economia e História Económica (Pedro Lains)
The Conscience of a Liberal (Paul Krugman)
arquivo de blogues
A educação do meu Umbigo (Paulo Guinote)
As minhas leituras (José Luiz Sarmento)