As Causas - Texto de Mário Silva com imagem
22.09.24, Paulo Prudêncio
Texto e imagem recebidos por email devidamente identificado. E importa acrescentar: desde 2010, poderão ser 31.000 os desistentes.
"Sobre esta notícia, enumeram-se os motivos dessa saída e da pouca atratividade para a entrada:
- salário insuficiente para o custo de vida e para o exercício profissional (equipamento informático, material didático);- progressão na carreira dependente da arbitrariedade e discricionariedade do(a) avaliador(a), que implica perda de liberdade de expressão do avaliado(a) e gera uma disparidade injusta entre docentes nas mesmas condições;- processo de reclamação e recurso da avaliação de desempenho docente que é uma farsa, não garantindo imparcialidade para o avaliado(a);- ambiente burocrático-administrativo infernal durante o ano que consome imensas horas levando a sobrecarga e à diminuição do tempo para atividade pessoal;- modelo pedagógico que permite que uma minoria estudantil condicione o processo de ensino-aprendizagem;- insubordinação estudantil frequente na sala de aula, sendo extenuante ao longo do dia e não havendo mecanismos de dissuasão de comportamentos desviantes;- conceito de estudante-cliente que torna a docência refém;- descredibilização instalada sobre a competência científico-didática promovida pelos governos;- proletarização da docência, perdendo autonomia pedagógica e transformando a docência numa mera executora de instruções;- gestão escolar autocrática que pode assediar moralmente quem promove o autoritarismo e a perda de participação democrática, bem como da liberdade de expressão;- perda de dezenas de milhares de euros por causa dos cortes salariais nos últimos 20 anos- não recuperar o ECD pré-2005.Mário Silva"