Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Ainda Sobre Trump (1ª edição em 20 de Março de 2020)

01.10.20

Um texto recente de José Gil, no Público, talvez explique a queda da fanfarronice do presidente dos EUA:

"(...)Este medo é, sobretudo, o medo dos outros. O contágio vem inopinadamente, violentamente e ao acaso. Qualquer um, estrangeiro ou familiar, pode infectar-nos. O acaso e o contacto passam a ser perigo e ocasião de morte possível, e todo o encontro, um mau encontro. Neste sentido, o outro é o mal radical.(...)".

Ainda no Público, Yuval N. Harari afirma que 

“os humanos são agora muito mais poderosos do que os vírus e que políticos irresponsáveis, como Trump, têm minado a confiança na ciência e na cooperação internacional".

Em Homo Deus, na página 40, Harari tem um parágrafo muito oportuno:

"Se pensa que os fanáticos religiosos de olhar ardente e longas barbas são impiedosos, espere até ver do que são capazes antigos magnatas do retalho e vedetas de Hollywood envelhecidas assim que se convenceram de que o elixir da eterna juventude está ao seu alcance. Se, e quando, a ciência realizar avanços significativos na luta contra a morte, a verdadeira batalha sairá dos laboratórios para os parlamentos, os tribunais e as ruas. Assim que os esforços científicos obtiverem sucesso, eclodirão graves confrontos políticos. Todas as guerras e conflitos da História parecerão um tímido prelúdio quando comparados com a verdadeira batalha à nossa frente: a luta pela eterna juventude."