Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

A Questão do Copo

20.02.19

 

 

 

Tenho ideia que os bancos já "resolveram" a crise de 2007, com excepção de Portugal. Estamos atrasados e será grave se surgir uma nova crise. Por outro lado, não há muita confiança no sistema bancário mundial. No caso português, ainda ontem ouvi o governador do BdP dizer o contrário porque as pessoas mantêm os depósitos na banca; não percebi: queria que usassem o colchão para significar desconfiança?

"Deco: pedidos de ajuda de famílias muito endividadas aumentou em 2018. O número de famílias que pediu ajuda ao Gabinete de Protecção Financeira (GPF) da Deco subiu para 29.350, em 2018, mais 350 pedidos que em 2017. O número registado no ano passado é muito superior ao de 2008, quando a Deco recebeu 8758 pedidos de ajuda, ou mesmo durante os ditos anos da troika. Em 2012, 23.183 portugueses pediram auxílio."

Ultrapassa os tempos da troika. Será uma questão do copo meio cheio ou meio vazio, mas compreendo os pessimismos que se tornam mais fundamentados se olharmos para o estado da Europa e de quem a quer dividir e enfraquecer.