Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

A Democracia e o Debate Sobre os Concursos de Professores

03.10.22

Captura de ecrã 2022-09-29, às 14.22.31.png

Bem sei que é uma frase mil vezes repetida, mas o debate sobre os concursos de professores recorda-me Winston Churchill: "a democracia é o pior dos regimes, à excepção de todos os outros". Ou seja, a colocação de professores por lista graduada é o pior dos modelos à excepção de todos os outros.

Mas o que mais me surpreende é a memória tão curta. A contratação pelas escolas, recuperada durante a "troika" (a desastrosa BCE), foi abandonada, e muito bem, em 2016. Ficou marcada por parcialidades e pelo ridículo de um mesmo candidato estar em primeiro lugar em mais de 100 escolas; escolhia uma (e nem tinha que informar, obviamente, as restantes) e a restante centena arriscava e partia para o contacto do segundo classificado num processo repetido, tortuoso e "interminável". É este pequeno exemplo que também indica a preferência por uma centralização que tem meios e conhecimento para ser um não-assunto. Por fim, para os candidatos é também preferível que não regresse a saga de andar a concorrer de escola em escola e a repetir os documentos de candidatura.