Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

A Corrupção e Banksy

07.09.19

 

21501585_AwveL.jpeg

 

O desenho na imagem é de Banksy. Uma leitura possível, é que o combate à corrupção não é mais eficaz por falta de meios. É um facto relatado por investigadores e profissionais. Mas nem sempre será assim. Há também casos estranhos de profissionais que abdicam de meios elementares disponíveis (uns vulgares pneus); é outra leitura do desenho.

Encontrei uma notícia de 29 de Maio de 2019: 

"A corrupção minou a sociedade. De cima para baixo e de baixo para cimaÉ uma das maiores quedas no ranking mundial: Portugal está menos competitivo que no ano passado. Corrupção, impostos e economia paralela são algumas variáveis que contribuíram para a descida.(...)".

Nem um mês depois, outra notícia diz assim:

"Relatório internacional: Portugal volta a fazer má figura na prevenção da corrupção. Entre os 49 países que integram o Greco, um organismo criado pelo Conselho da Europa para monitorizar a corrupção, Portugal destaca-se entre os 16 que não cumprem boa parte das recomendações. Portugal é ainda o país com maior percentagem de medidas ainda por implementar."

"Portugal é o país europeu que menos cumpre recomendações contra a corrupção. Conselho da Europa critica o Estado português pela falta de medidas contra um crime especialmente grave."

Estranhamente, não é sequer assunto de campanha eleitoral.