Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Biden, Sanders e Trump

03.06.20
É opinião corrente de que Trump será reeleito; faça o que fizer. E o principal argumento do maisnstream português é a fraqueza de Biden como candidato. São os mesmos que consideraram Sanders uma impossibilidade eleitoral por ser de esquerda com pouco centro. Defendem que os EUA jamais elegerão um candidato radical. Pois bem, e se dúvidas havia, Sanders não pode ser mais radical do que Trump, mas, e ao contrário deste, tem provas dadas como democrata. Às tantas, Trump acaba por (...)

"Outros Números Epidémicos"

02.06.20
Contributo de Mário Silva: "2020 1488 Nº de profs na lista de espera para subir ao 5º escalão 857 Nº de vagas para o 5º escalão 2348 Nº de profs na lista de espera para subir ao 7º escalão 1050 Nº de vagas para o 7º escalão 0 Nº de profs na lista de espera para subir ao 5º e 7º escalão nos Açores Todos Nº de profs com acesso ao 5º e 7º escalão na Madeira Conclusões: - se o ritmo de vagas se mantivesse igual ao deste ano, o último da lista tinha de (...)

Ouve-se Cada Uma

01.06.20
Os canais televisivos mais tradicionais, RTP, SIC e TVI, têm aqueles programas de debate com um moderador e três ou quatro convidados. Num deles, dei com a seguinte acusação: há alunos ainda sem aulas (do 1º ao 10º anos) porque os professores não querem regressar à escola; mas mais: os professores são comandados por sindicatos (neste caso, por um) que por sua vez controla o Governo. Nem sei se fiquei perplexo ou indignado. 

À Procura De Soluções Para Problemas Inexistentes

31.05.20
Não faz sentido a dicotomia entre conteúdos e competências nem entre saberes e interdisciplinaridade ou entre avaliação e classificação. Como não faz sentido priorizar a antiga economia através da obsoleta indústria de formação de professores ("dos fantásticos professores") e omitir as mudanças essenciais na estrutura da escola. Acima de tudo, é como se fosse possível ter uma competência vazia de conteúdos ou um saber isolado do mundo dos saberes. E é cansativo (...)