Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Para Evitar o Caminho da Escuridão

02.03.19
    Para que o crescimento económico seja "a maré enchente que fará subir todos os barcos", é preciso que o elevador social funcione para os pobres e para as classes médias. Se não existir para os pobres e for apenas descendente para as classes médias, está aberto o caminho dos radicalismos. Como se faz? Desde logo, e como alguém disse, libertando os países dos mercados financeiros, harmonizando as políticas fiscais (nos blocos como a Europa, para começar, e alargá-las (...)

E a Imaginação?

28.02.19
    A agenda mediática inundou-se de desaceleração económica, em Portugal e na Europa, e o discurso dirigiu-se de imediato para os travões na carreira dos professores. Convenhamos que essa "impossibilidade" não esperava por este momento. Mas a pergunta que se impõe é outra: onde estão as propostas decorrentes da imaginação?

Do Impasse na Situação dos Professores

26.02.19
    O Governo regressou à "negociação" com a recuperação dos tais dois anos e tal de nove e qualquer coisa. Aliás, o PM afirmou hoje que esses dois anos e tal podiam estar já a ser contabilizados. Ou seja, havia financiamento. Gostava era que se soubesse o montante e, já agora, que a mesa negocial revelasse o investimento necessário para a recuperação total apurada pela comissão especializada paritária nomeada em Julho do ano passado. Era só para fazermos contas. O (...)

Da Erosão do Centro

24.02.19
      A erosão do centro político (ou arco governativo) explica os sucessos eleitorais dos extremos finais no universo político global. Se o triunfo em toda a linha do neoliberalismo é um argumento essencial para descrever o fenómeno, o descuido com os detalhes da democracia também integra a razão. Contudo, sublinhe-se que, e nosso caso também, a corrupção é tão ubíqua e persistente que pode funcionar como buraco negro e ocultar os outros argumentos.  Olhe-se para a (...)

"Não Há Margem Para Mais Despesa"?

23.02.19
    Se é verdade que o ministro Centeno disse que "não há margem para mais despesa", o que é que Governo e sindicatos de professores vão negociar na segunda-feira? Se for verdade que o PR pressionou o PM para negociar, esperam-se algumas soluções imaginativas.