Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Palavras Cruzadas do Expresso?

17.07.19
    Tanta indignação com a pessoa que fez as palavras cruzadas do Expresso; só falta uma petição. É mais um sinal da ampliação de fenómenos que dois dias depois passam ao esquecimento. É que nem é preciso sair do ambiente educativo para encontrar silêncios à volta de indignidades mais significativas sobre os professores. Por exemplo, recomeçam amanhã vigilâncias de exames que chegam a quatro horas com as seguintes regras: sem sentar, sem consumir alimentos, sem ler e, (...)

Mais ou Menos Décimas

16.07.19
  A análise dos resultados dos alunos obedece a uma métrica inútil e algo ensandecida. Discutir a oscilação anual de décimas não devia ser deste tempo e é pena que as entidades responsáveis não dêem o exemplo. Têm o software SPSS da IBM - lançado em 1968 - que faz, com facilidade, regressões lineares múltiplas, a partir da escolha de variáveis independentes e dependentes, e permite conclusões sustentadas. Por exemplo, estou seguro que a distribuição geográfica da (...)

Silêncio e Consciência

14.07.19
    A legislatura parlamentar terminou com o silêncio da "nação" sobre a escola: nem uma linha sustentável reivindicada, contestada ou criticada. A escola portuguesa não existe. Apesar da maioria que suporta o Governo ter provado que o antigo arco governativo era uma criação interesseira, e que não raramente requeria a insolvência da pátria, e que o fim da história era uma narrativa insustentável, há, do que se lê do ponto de vista escolar e como exemplo irrefutável, (...)

Do Regresso a 2008

12.07.19
    Melhorou a percepção em relação à situação económica e financeira e há especialistas a concluir que os indicadores determinantes já estão ao nível de 2008. É cedo para consolidar expectativas, mas é tempo de insistir em cenários que incluam pessoas uma vez que se comprovou o efeito positivo (anulado, em parte, pelos impostos indirectos) de contrariar a austeridade a eito. Aliás, a reposição de salários foi a excepção do Governo na exclusão dos professores por (...)