Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Infelizmente Não Há Luar!

19.05.19
      O crescimento económico ainda não será a "maré enchente que fará subir todos os barcos" e usemos a escola como exemplo. Quem inscreve a ambição escolar da família, e ainda um bom estatuto sócio-económico, aprende em qualquer sistema e com mais ou menos interdisciplinaridade ou exames. "Só" precisa de currículos sensatos e de aulas exigentes. Esses, sempre integraram o "primeiro mundo". O nosso eterno problema é elevar os que "não querem aprender". O fenómeno (...)

Futuro

18.05.19
    Passei por um conjunto de conferências viradas para o futuro da educação que decorre perto da minha localização. Quando entrei, o conferencista dizia: "a avaliação formativa e sumativa deve ser acompanhada por um texto descritivo. Com o excel automatizam-se as grelhas (o descritivo corresponde, automaticamente, à inserção de um dado numérico)". Compreendo todas as apreensões com o futuro.

A Voz dos Implacáveis Credores

17.05.19
    Portugal não escapa à condição de "protectorado". É o estatuto de quem tem uma dívida astronómica e parco poder no universo das nações. Para os credores externos pouco interessa se foi por causa da corrupção. A corrupção é paga pelos "credores" internos. A voz dos implacáveis credores (com muita corrupção à mistura; essa sim, despesista) diz assim: "

Quando 28=82

15.05.19
  É inaceitável, e em qualquer ponto de vista, que dirigentes escolares com salários pagos pelo erário público, funcionários públicos ou não, escolham alunos com base nos resultados escolares esperados. Se nos privados - falta saber se são privados financiados pelo estado - 82% dos alunos são escolhidos com esse critério, os 28% nas escolas públicas não é menos chocante.

Perdições

15.05.19
    Um exemplo de uma perdição? Quando uma Trattoria faz, com toda a propreidade, do lema na imagem o seu modo de servir.