Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Mediano

13.06.19
  "(...)Há o bem e o mal, e há uma categoria intermédia que é o Mal tolerado. Há um cinismo inconsciente, que é necessário à vida. É o que eu chamaria o intolerável tolerado. Mas agora isso tornou-se num cinismo demasiado visível, que tomou conta do espaço público, é ubíquo. Essa transparência, visibilidade do intolerável, pode levar, a longo prazo, a que o sistema mude a partir do interior, por acção de uma outra categoria, que competiria com a da ganância: a (...)

Agências de Comunicação nas Freguesias?!

12.06.19
  Cerca de 70% do orçamento anual das juntas de freguesia serve a contratualização de agências de comunicação através de avenças ou ajustes directos. Não se trata de olhar para a freguesia do bairro onde se vive. A conclusão que leu é relativa ao orçamento global. Muitos contratos são realizados pelas autarquias e organizações intermunicipais (as CIM) e envolvem verbas comunitárias. Os mais conhecedores remetem para este patamar o financiamento e emprego dos aparelhos (...)

Radical Livre

11.06.19
  Gosto muito de ouvir rádio. Há algum tempo que ouço uma belíssima conversa a três na antena 1. O "Radicais Livres" é aos sábados por volta das 13h00. Moderado por Rui Pego, Ruben de Carvalho e Jaime Nogueira Pinto conversam. Ou melhor: em directo, conversavam. 

"Escolas preparam alunos para um mundo que já não existe"

10.06.19
      Desta vez, a "nova" veio pela voz de Rod Allen: "Escolas preparam alunos para um mundo que já não existe. Se queremos saber alguma coisa temos os telemóveis que sabem muito mais do que nós. Já não faz sentido a escola que debita informação memorizada até ao dia do exame e rapidamente esquecida para decorar outra matéria. O foco transferiu-se do “saber” para o “perceber”." O canadiano tem, desde logo, um mérito: se a 4ª industria transporta um universo de (...)

Incentivar?

09.06.19
  Quem diria que o verbo incentivar explicaria a encruzilhada civilizacional do mundo desenvolvido. Se recuarmos umas décadas, incentivar era a palavra-chave educacional e organizacional. A sua ubiquidade entranhou-se, fazendo com que a lógica racional do mercado condicionasse a socialização e a estruturação das actividades. Steven D. Levitt, em "Freakonomics: o estranho mundo da economia" e mais recentemente Michael Sandel, em "O que o dinheiro não pode comprar", dedicam (...)

É Outra, a Fila dos Professores

08.06.19
      Texto de 09 de Dezembro de 2018.   Os professores são sensatos. Nunca exigiram retroactivos (mais de 8 mil milhões de euros) e até a recuperação do tempo de serviço (600 milhões nas contas inflacionadas) admitiu um faseamento. Os professores, e não só, não exigem retroactivos, mas fartam-se de pagar retroactivamente. Explico-me. O crescimento económico não é a "maré enchente que subirá todos os barcos" porque a riqueza acumulada numa minoria não é taxada, nem (...)

Funil

07.06.19
  Os desenhos das três pessoas têm o mesmo tamanho? Meça. Concluirá que têm. A distorção é provocada pelo funil e obriga a pensar.   Daniel Kahneman (2011:137), "Pensar, Depressa e Devagar". Temas e Debates. Círculo de Leitores. Lisboa.