Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

"Outros Números Epidémicos"

02.06.20
Contributo de Mário Silva: "2020 1488 Nº de profs na lista de espera para subir ao 5º escalão 857 Nº de vagas para o 5º escalão 2348 Nº de profs na lista de espera para subir ao 7º escalão 1050 Nº de vagas para o 7º escalão 0 Nº de profs na lista de espera para subir ao 5º e 7º escalão nos Açores Todos Nº de profs com acesso ao 5º e 7º escalão na Madeira Conclusões: - se o ritmo de vagas se mantivesse igual ao deste ano, o último da lista tinha de (...)

Ouve-se Cada Uma

01.06.20
Os canais televisivos mais tradicionais, RTP, SIC e TVI, têm aqueles programas de debate com um moderador e três ou quatro convidados. Num deles, dei com a seguinte acusação: há alunos ainda sem aulas (do 1º ao 10º anos) porque os professores não querem regressar à escola; mas mais: os professores são comandados por sindicatos (neste caso, por um) que por sua vez controla o Governo. Nem sei se fiquei perplexo ou indignado. 

À Procura De Soluções Para Problemas Inexistentes

31.05.20
Não faz sentido a dicotomia entre conteúdos e competências nem entre saberes e interdisciplinaridade ou entre avaliação e classificação. Como não faz sentido priorizar a antiga economia através da indústria de formação de professores ("dos fantásticos professores") e omitir as mudanças essenciais na estrutura da escola. Acima de tudo, é como se fosse possível ter uma competência vazia de conteúdos ou um saber isolado do mundo dos saberes. E é cansativo como a (...)

Coletes Laranjas em Itália

31.05.20
Se a Europa já estava a ser desestabilizada pelos mentores não europeus, e europeus, do brexit, a crise da pandemia torna tudo mais difícil. A resposta à crise através do euro é fundamental para a garantia da paz. O dinheiro, através de uma moeda sólida, é um dos imaginários que mais consolida a crença dos humanos nos ideais de comunidade; cria confiança. Mas isso não impede que coletes laranjas se manifestem em Itália a favor do regresso da lira, num país que será (...)

Curva Plana Covid-19

29.05.20
Interrompi a publicação diária do quadro da DGS com os números da Covid-19. Não o fiz porque o problema se resolveu. Era óptimo que assim fosse. Mas não. Volto ao assunto sempre que algo de diferente suceder na tal curva de infectados. Segundo Tiago Correia, que é professor associado na Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística e investigador sénior do Global Health and Tropical Medicine, o dado mais importante é o número de infectados; e não adianta muito (...)