Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

A Escola, as Desigualdades e os Sinais

17.06.19
  Os colégios para ricos nos EUA estão, ao contrário da rede pública de escolas, a reforçar o ensino da História e da Filosofia. É um sinal importante que deverá obrigar a reflectir sobre o mercado de trabalho do futuro. Noutra latitude, o controverso ministro da educação em França está a reforçar o ensino das humanidades com particular evidência para o Latim e o Grego. Aliás, a primeira é já frequentada por 13% dos alunos. É este ministro que proíbe o uso de (...)

Entropia e Avaliação por Semestres

16.06.19
  Basta acompanhar a discussão sobre a possibilidade de mudar a avaliação dos alunos de três períodos para dois semestres, para se concluir do estado entrópico do sistema escolar. É uma espécie de buraco negro que absorve qualquer ideia pedagógica (sucesso, interdisciplinaridade, provas finais ou de aferição, currículos, inclusão, constituição de turmas e de horários e por aí fora). A entropia na gestão e administração do sistema, por excessos originados na (...)

Mediano

13.06.19
  "(...)Há o bem e o mal, e há uma categoria intermédia que é o Mal tolerado. Há um cinismo inconsciente, que é necessário à vida. É o que eu chamaria o intolerável tolerado. Mas agora isso tornou-se num cinismo demasiado visível, que tomou conta do espaço público, é ubíquo. Essa transparência, visibilidade do intolerável, pode levar, a longo prazo, a que o sistema mude a partir do interior, por acção de uma outra categoria, que competiria com a da ganância: a (...)