Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

"Há uma Onda de Energia e Entusiasmo nas Escolas" (3)

09.07.19
    E para encerrar as publicações à volta do "há, como nunca existiu na escola portuguesa, uma onda de energia e entusiasmo", precise-se: não me interessou, nesta pequena rubrica radiofónica, debater uma mudança da escala de avaliação para mais ou menos níveis ou até para letras ou designações qualitativas. Nesse domínio, há muito por onde escolher. Por exemplo, um procedimento bem mais interessante, e que considero emancipador, é eliminar a publicitação em pautas (...)

"Há uma Onda de Energia e Entusiasmo nas Escolas" (2)

08.07.19
      "Até um instrumento científico válido depende da cabeça que o utiliza", é uma ideia antiga que devia acompanhar o professor, que ouvi no sábado, na TSF, por volta das 16h00, que dirige uma escola em Projecto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP). Disse que tem visitado muitas escolas e que "há, como nunca existiu na escola portuguesa, uma onda de energia e entusiasmo". São estas tiradas que condenam ao insucesso qualquer ideia que necessite da mobilização dos (...)

Linhas Tortas

07.07.19
    Não raramente, encontro no arquivo do blogue um espectáculo que vi e que de outro modo seria mais difícil a pesquisa. É um bom acervo da memória. Vi "Linhas Tortas", o filme de Rita Nunes, e aconselho. Uma boa história da actualidade e filmado em Lisboa. Já não posso dizer o mesmo da peça, com muito bons actores, "

"Há uma Onda de Energia e Entusiasmo nas Escolas"

07.07.19
  Encontrei a imagem na internet na rubrica "sonhar com ondas". Ouvi, ontem na TSF, por volta das 16h00. Um professor, que dirige uma escola em Projecto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), disse que tem visitado muitas escolas e que "há, como nunca existiu na escola portuguesa, uma onda de energia e entusiasmo". São estes comportamentos que condenam ao insucesso qualquer ideia. Espero publicar amanhã a continuação deste post.

Tutorias na Escola

05.07.19
  O filme de Emmanuelle Bercot, "De cabeça erguida", retrata as tutorias no sistema francês. Considerando que um jovem pré-delinquente (ou sem pré) passará umas 5 a 7 horas diárias na escola, o tutor supervisiona, logicamente, as restantes 17 ou 19. O tutor é, portanto, um profissional ligado aos sistemas social e judicial. Tem contacto, por exemplo, com as (...)