Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Bloco da Precaução

03.08.20
Quem se mete na aventura de reflectir sobre o estado do sistema escolar português pode escolher os mais variados pontos de partida. A minha opção navega na história mais recente e concentra-se no tratamento da informação. A 1ª edição deste texto data de de 01 de Janeiro de 2009.   Podia optar por "sistema escolar por blocos", mas o conceito de bloco da precaução reforça duas ideias: é o que mais asfixia o privilégio de ensinar e contamina de modo decisivo os outros dois (...)

A Falta de Professores Não É Só Por Cá

01.08.20
A falta de professores é uma realidade que se agravará porque nada se fez atempadamente para atenuar o grave problema; aliás, há anos a fio que se degrada a profissão e que se percebe que os jovens do secundário não escolhem ser professor. A revista do Expresso tem uma pequena peça sobre a possibilidade de Portugal adoptar um programa de reformas antecipadas. Na página 8, faz o seguinte e breve retrato de alguns países europeus (a proletarizaçáo dos professores não (...)

Mas Isto Não Tem Fim?

30.07.20
Há pouco mais de uma década, o movimento "Compromisso Portugal" era assíduo nos OCS defendendo a elevação moral da elite financeira que governava os bancos e as empresas associadas. Tinha também o tal discurso do "povo viver acima das possibilidades" e era particularmente incisivo contra os professores e a escola pública. Um dos seus mentores chegou a propor a redução para metade do número de professores e o aumento da carga lectiva para 45 horas semanais. Começaram a (...)