Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Do Escolar em Setembro

20.05.20
Se nada de significativo acontecer no tratamento à Covid-19, os meios para o escolar a partir de Setembro não podem ser muito diferentes do que está em curso. Também por isso, tinha sido crucial enfatizar o desafio formativo. Nota: como somos 10 milhões e não 100 milhões, e como os alunos que pretendem uma candidatura ao superior são menos de 75 mil, seria interessante experimentar um modelo em que os alunos candidatavam-se de acordo com as vocações em 2 ou 3 prioridades. Os (...)

Duplo D

18.05.20
Os dilemas para os desconfinamentos (duplo d) são difíceis de resolver quando o essencial é salvar vidas. Não é fácil conseguir a recuperação económica, atenuando a pobreza, sem comprometer a crise sanitária. É difícil o exercício dos governantes, uma vez que os excessos de entusiasmo podem ser comparáveis às inclassificáveis posturas de Trump e Bolsonaro nos contactos com as pessoas. Há que ter sempre presente, para além de tudo, a necessidade de se voltar atrás (...)

A Confiança É a Chave

Já só os alunos dão ânimo aos professores.

17.05.20
Há muito que a confiança é a chave da sociedade da informação e a covid-19 reforçou esse atributo. Os governante enunciam com ênfase o substantivo, numa fase de incertezas científicas e em que os contraditórios políticos são difíceis; até no caso extremo de falta de credibilidade do presidente dos EUA, embora Obama declare que a "pandemia enterrou a ideia de que os responsáveis sabem o que fazem" (...)