Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Assim Vai o Mundo Trump

28.05.20
As redes sociais têm vantagens e desvantagens para a democracia; se é óbvio para quase tudo, até para os mais progressistas instrumentos científicos, também será para o fenómeno das redes sociais. Mas começa a ser evidente que no caso das redes sociais as vantagens superam largamente as desvantagens nomeadamente na possibilidade de se garantir a manutenção da própria democracia através de um debate mais livre assente na liberdade de expressão. A desorientação do (...)

A Pandemia e a Delinquência nos Jovens

27.05.20
Pelo que percebi, Portugal não adoptou uma estratégia semelhante a italianos e espanhóis com receio de provocar uma onda de delinquência nos jovens. Parece-me uma preocupação infundada e até se estranha a utilização do argumento. Era importante perceber se isso aconteceu nas sociedades italiana e espanhola que têm problemas sociais semelhantes, ou até mais graves, a Portugal. Para além de tudo, as pessoas estiveram confinadas e os jovens não saíram de casa. Repita-se (no (...)

68º Dia da Curva "Plana" Covid-19

26.05.20
Vou interromper a publicação diária do quadro da DGS com os números da Covid-19. Não o faço porque o problema se resolveu. Era óptimo que assim fosse. Mas não. A partir do 68º só publicarei novamente o quadro se algo de diferente suceder na tal curva de infectados que se mantém plana. 

Nem no Ensino por Internet e em Plena Pandemia

24.05.20
O elogiado ensino finlandês consolidou há muito características determinantes que incluem a não avaliação do desempenho dos professores e a inexistência de serviços de inspecção escolar (mas existem, obviamente, os órgãos da justiça). A pandemia proporcionou-lhes um desafio formativo no ensino por internet. No resto da Europa não é tanto assim nos mecanismos de controlo, mas o que se passa em Portugal está muito distante e nem a crise serviu para qualquer avanço (...)