Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Enquanto Existirem Professores

12.09.19
  Enquanto existirem professores, haverá cargas genéticas e componentes ambientais a influenciar estilos de ensino. Se o professor quiser que os alunos o ouçam, recorrerá a um estilo de comando ou directivo. Se organizar os alunos por grupos, irá da avaliação recíproca aos pequenos ou grandes grupos e se pretender que os alunos encontrem uma solução pode ir pela resolução de problemas, atribuição de tarefas ou descoberta guiada. Não é avisado misturar docimologia e (...)

Dança em 2 Minutos

11.09.19
  Tenho saudades dos espectáculos do "Ballet Gulbenkian" e dos momentos que oscilavam entre o  "mainstream" e a ousadia. Ohad Naharin, o renomado coreógrafo israelita, foi convidado por diversas vezes: os seus "Axioma 7" (com cadeiras em meia-lua do princípio ao fim) e "Minus 5" (da série "Minus" que obriga à presença de público em palco) proporcionaram momentos inesquecíveis; com muitos bailarinos em palco e com uma conexão muito conseguida com o público. Ohad Naharim (...)

"Dor e Glória"

09.09.19
  Muito interessante a autobiografia de Pedro Almodóvar. "Dor e Glória" é um filme que "exige" o conhecimento da obra e vida do realizador. António Banderas é Pedro Almodóvar e está irrepreensível. Não sei se Almodóvar se despede, mas "Dor e Glória" parece homenagear mais a segunda parte da sua obra que começa em "Tudo sobre a minha mãe" (1999).    

"Nudge" - Livro de Richard Thaler

08.09.19
Uma entrevista muito interessante aqui. "(...)Steve D. Levitt, economista e coautor de Freakonomics, foi um leitor entusiasta: "Adoro este livro. É das poucas obras que li nos últimos tempos que mudou, de forma fundamental, a maneira como penso sobre o mundo."(...)"

A Corrupção e Banksy

07.09.19
    O desenho na imagem é de Banksy. Uma leitura possível, é que o combate à corrupção não é mais eficaz por falta de meios. É um facto relatado por investigadores e profissionais. Mas nem sempre será assim. Há também casos estranhos de profissionais que abdicam de meios elementares disponíveis (uns vulgares pneus); é outra leitura do desenho. Encontrei uma notícia de 29 de Maio de 2019:  "A corrupção minou a sociedade. De cima para baixo e de baixo para cima. 

Política Contemporânea

04.09.19
  Li, em tempos, no “Público”, numa interessante rubrica intitulada “"o discurso que nunca foi feito"”, um texto escrito de Gonçalo M Tavares intitulado "“sobre a politica contemporânea”". Escreveu duas epígrafes, uma de Harold Brodkey e outra de José Bragança de Miranda. A de José Bragança de Miranda diz assim: "“Sendo a politica um agir livre, tudo pode recomeçar, mas não de qualquer maneira nem em qualquer lugar"”. "“Tentando ultrapassar a espuma dos dias e ir (...)