Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Revisão da Matéria Dada

16.11.19
  A manipulação através dos média é conhecida. Não interessa discutir o essencial nas políticas educativas. Recordo as 10 estratégias de manipulação enunciadas por Noam Chomsky. Publico as 4 primeiras.   "1. A estratégia da manipulação. O elemento primordial do controlo social é a estratégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes (...)

Enquanto isso, Assiste-se ao Empobrecimento de Escolas e Hospitais Públicos

13.11.19
O que pode ler neste post são factos e tendências que traçam realidades que, a médio e longo prazos, empobrecerão os serviços públicos num país com duas velocidades: escolas e hospitais para ricos e para pobres. Enquanto a mediatização diária expõe um panorama desolador e indisfarçável nas escolas e hospitais públicos, os privados das mesmas áreas florescem. Por exemplo, o Hospital da Luz, privado e gerido por um grupo chinês, aumentou em grande e moderníssima escala a (...)

Dos Assistentes Operacionais nas Escolas

12.11.19
  Ontem, o ministro da Educação declarou a incompetência das escolas nos atrasos na contratação de assistentes operacionais; é estranho que só tenha sido contraditado "oficialmente" por sindicados. Hoje, o Ministério da Educação publica uma nota em que se compromete a acelerar a substituição de assistentes operacionais sem culpar as escolas. É uma espécie de jogo de sombras que atinge os limites num exercício que vai fragilizando os serviços públicos até que uma (...)

Blogues, Templates e Algoritmos

11.11.19
    O novo modelo do meu blogue insere no fim dos posts uma rubrica "Mais para ler" que inscreve até quatro posts antigos deste blogue. A selecção é feita por um algoritmo do SAPO que o responsável do blogue não controla. É muitas vezes uma surpresa e um exercício de memória num blogue que vem de 2004. Por exemplo, o post de hoje sobre Guernica obteve as escolhas que pode ver na imagem. Quem gostar de passar pelas memórias pode sempre ver a data de publicação dos posts. (...)

Do Dever de Indignação

10.11.19
    O último "prós e contras" abriu com o testemunho de um professor: "já fui agredido sete vezes". Para além da coragem, não é difícil imaginar a brutalidade que um depoimento destes acarreta. Pelo que percebi, e com excepção da moderadora, não se registou a solidariedade ao agredido que estava presente e que até fez mais do que uma intervenção. Ao que saiba (e é seguro dizê-lo propositadamente quase uma semana depois), o Governo não emitiu uma nota indignada e (...)

Escolas com Três Dias Úteis por Semana

09.11.19
  Num qualquer auge das políticas escolares, que faliram em toda a linha, de desestatização associadas à desconfiança nos professores através do inferno de instrumentos burocráticos (e com testes padronizados que despediam ou premiavam os professores pelos resultados dos alunos e que levaram à falta de professores, até dos "mais vocacionados"), houve um estado dos EUA que "racionalizou" a despesa com a abertura das escolas apenas três dias úteis por semana. Dá ideia que (...)