Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

"Nuvem Humana"?

19.06.19
  "Podemos chegar a um futuro em que uma parte da força de trabalho desenvolverá diferentes tarefas para assegurar o seu rendimento - pode-se ser um motorista da Uber, um shopper do Instacart, um anfitrião do Airbnb e um Taskrabbit", Klaus Schwab (2017:46), "A Quarta Revolução Industrial".  Ou seja, é pertinente a interrogação (bem fundamentada) que coloca os professores contratados neste nível de precariedade. Aliás, o facto da profissão de professor não aparecer nos (...)

A Escola, as Desigualdades e os Sinais

17.06.19
  Os colégios para ricos nos EUA estão, ao contrário da rede pública de escolas, a reforçar o ensino da História e da Filosofia. É um sinal importante que deverá obrigar a reflectir sobre o mercado de trabalho do futuro. Noutra latitude, o controverso ministro da educação em França está a reforçar o ensino das humanidades com particular evidência para o Latim e o Grego. Aliás, a primeira é já frequentada por 13% dos alunos. É este ministro que proíbe o uso de (...)

Entropia e Avaliação por Semestres

16.06.19
  Basta acompanhar a discussão sobre a possibilidade de mudar a avaliação dos alunos de três períodos para dois semestres, para se concluir do estado entrópico do sistema escolar. É uma espécie de buraco negro que absorve qualquer ideia pedagógica (sucesso, interdisciplinaridade, provas finais ou de aferição, currículos, inclusão, constituição de turmas e de horários e por aí fora). A entropia na gestão e administração do sistema, por excessos originados na (...)