Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Dos Detalhes

06.02.19
    Um aluno com características que exijam a constituição de uma turma reduzida (os fundamentais 20 e não 28 alunos) tem que frequentar, diz a lei, 60% da carga curricular para que a turma se reduza. Ou seja, as disciplinas que incluem o espaço inferior a 60% integram o aluno num universo de 28 e não de 20 alunos. É um detalhe que faz toda a diferença e que espartilha a inclusão entre o centralismo dos números e a desconfiança nas escolas e nos professores. A (...)

Da Inclusão e Da Repetição

05.02.19
      Repitamos: a inclusão é, antes de mais, uma obrigação da sociedade e só será bem sucedida na escola se se dirigir a todos - alunos, professores e outros profissionais. Aliás, é exactamente o que se passa com a educação para a democracia: o ambiente relacional e organizacional, na sociedade e na escola, tem que ser democrático e alimentado nesse sentido diariamente. Por acaso, uma conversa com um amigo levou-me, de novo, a Chantal Mouffe. A licenciada em Filosofia (...)

É Preciso Reforçar Posições?

04.02.19
    Estarei sempre do lado da defesa da liberdade e da democracia. E se há muito percebi que o "que é sólido se dissolve no ar", reconheço que os tempos ameaçam a democracia de um modo crescente. Esta crise não era expectável quando mudámos de milénio. E é exactamente por isso que me deu para escrever isto.

Leões e Caçadores

03.02.19
    "Até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça."    Provérbio africano.  Mia Couto (2012:6). A confissão da leoa. Editorial Caminho. Versão amostra.

Dos Chumbos!

02.02.19
  Há chumbos de estudos e encomendas que não ajudam nada na recuperação do prestígio das instituições. Reforça-se a ideia: há gabinetes favorecidos pelo orçamento de estado.  

Municipalização em Modo Espontâneo

01.02.19
   Por vezes, o telejornal da RTP2, 21h30, termina com um curto debate onde a reduzida audiência estimula a espontaneidade. Ontem, discutiu-se a municipalização em curso com a presença de dois presidentes de Câmara: Porto (é totalmente contra) e Caminha (é a favor quase na totalidade). O primeiro disse que já foi a favor, mas mudou radicalmente de posição por causa da educação. Explicou-se, com a seguinte terminologia: "não quero ficar apenas com a responsabilidade dos (...)

Dos Modismos no Escolar

31.01.19
   Fui parar a uma entrevista de Agosto de 2016 de quem coordenou o perfil do aluno no final do 12º ano. Regressei, pela enésima vez, a este post. Começa assim: A febre reformista no sistema escolar em Portugal não é nova: é mesmo imparável. O que é engraçado, e com o passar do tempo, é que vemos recuperar ideias antigas como se de grandes (...)