Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

solução alargada

21.12.10

 

 

As sociedades do centro e do sul da europa enfrentam um desafio que se acreditava a caminho da diluição: a luta de classes. Com um número muito inferior de operários e quase sem camponeses, essas comunidades assistem à constante diminuição das denominadas classes médias, ao empobrecimento acentuado de largas fatias da população e ao enriquecimento sem paralelo de uma minoria. Esta nova realidade enreda-se num monstruoso somatório de minutas e directórios que recorda a central do antigo estado soviético, que se classifica como poder central europeu e cujos membros se fazem pagar a preços elevadíssimos com uma corte que inclui um número muito apreciável de ajudantes.

 

Para complicar a solução europeia, existe uma crescente suspeita da pior americanização: "Crise é o resultado da "luta de classes contra os mais pobres" realizada pelo sistema financeiro norte-americano com a cumplicidade do poder político" na opinião de Joseph Stiglitz. E acrescenta: "(...) A actual crise resulta da "corrupção ao estilo americano"(...)".

 

Esta doença europeia tende a alargar-se e poderá originar convulsões sociais impensáveis há pouco mais de cinco anos.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anzóis

    22.12.10

    Com a reabertura da pesca após o período de defeso, é oportuno tecer algumas considerações sobre os fenômenos biológicos e culturais relacionados à pesca de anzol, haja vista que este é o único aparelho de captura permitido actualmente para a pesca profissional/artesanal e amadora. Aos pescadores profissionais é ainda facultado utilizar uma pequena tarrafa para a captura de iscas.
    Os aparelhos de pesca geralmente são classificados em duas categorias: aparelhos passivos, que são fixos ou estacionários, tais como anzol, espinhel, rede de emalhar e armadilha, e aparelhos activos, que são móveis como as redes de deriva (rede de lance) e de arrasto e tarrafas. A captura com os aparelhos passivos depende do comportamento ativo dos peixes em relação ao aparelho, o que, no caso do anzol, é induzido e reforçado pelos odores desprendidos pela isca. Ao contrário, nos aparelhos activos, os peixes são capturados pelo movimento do aparelho, praticamente à revelia de seu comportamento. Assim, o rendimento da pesca de anzol depende da interação entre: (I) a disponibilidade de peixes no ambiente; (II) a vulnerabilidade dos peixes à pesca e (III) ao conjunto de decisões dos pescadores.
    A disponibilidade de cada espécie de peixe está relacionada à sua abundância e distribuição no ambiente. A abundância, por sua vez, é função da capacidade suporte do ambiente, que corresponde ao tamanho máximo em número de indivíduos de uma população que o ambiente comporta, determinado pela quantidade de recursos disponíveis e pela demanda de cada indivíduo dessa população. A capacidade suporte, para cada espécie, está relacionada à sua estratégia de vida...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.