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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

ex-ministros

10.12.10

 

 

Dois ex-ministros da Educação, Marçal Grilo e David Justino, comentaram ontem num canal de cabo os entusiasmantes resultados PISA2009. Salientaram o esforço dos alunos (cada vez mais competentes) e dos professores. Elevaram a importância decisiva da ambição escolar da sociedade e do início do processo de autonomia das escolas (assumidamente interrompido por este governo PS, é bom que se sublinhe).

 

Evidenciaram os anos de nascimento dos alunos (1994 e 1995), período em que se iniciou um alargamento inédito do pré-escolar e dos apoios sociais. Realçaram a importância da rede de bibliotecas escolares (valências que as escolas do presente começaram a desprezar por desconsideraram a sua prioridade; assistiu-se, nos últimos anos, ao seguinte: reforço do inferno burocrático na gestão das bibliotecas e fecho por ausência de alunos, por ausência de vontade política interna e externa ou por ausência de condições operacionais) e a importância decisiva dos hábitos de leitura.

 

Terminaram com um apelo: deixem trabalhar os professores que se revêm nas salas de aula.

 

Nem o mais leve toque nas políticas em curso, obviamente. Apenas David Justino titubeou um apoio tímido à reorganização da rede escolar. E falaram durante quase uma hora.

 

 

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