Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

e santo onofre? (09) resultados

26.11.10

 

 

Realizou-se hoje o processo eleitoral para escolha dos professores que vão integrar o primeiro Conselho Geral do Agrupamento de Santo Onofre. De acordo com o que tinha previsto aqui, apresentaram-se duas listas. A lista A constituída por professores que se manifestaram contrários ao actual modelo de gestão e a lista B que, de alguma forma, deu continuidade à ideia que levou à constituição do controverso Conselho Geral Transitório.

 

A lista A obteve 94 votos (cerca de 68%) e, de acordo com o método d´hont, tem direito a cinco efectivos e a lista B obteve 34 votos (cerca de 24%) que lhe garante dois efectivos. Houve 9 votos brancos, 3 nulos e votaram 140 professores e educadores num universo de cerca de 180. Recebi os dados pelo telefone e rectificarei se for caso disso.

 

Estão de parabéns todos os candidatos que participaram neste acto democrático, coisa que rareia nas escolas portuguesas. Quem diria que seria assim o Portugal de 2010. É, sem dúvida, um excelente resultado para a lista A.

 

Ontem à noite escrevi o post E Santo Onofre (8) Lições e publiquei-o antes de ir votar. Seria escrito independentemente desta eleição. Estava no prelo há muito, mas o tempo é o que é. No entanto, estes resultados confirmam as minhas impressões. Devo acrescentar, que converso com pessoas dos mais diversos grupos e não apenas com professores.

2 comentários

  • Viva Luís.

    Por acaso, e disse logo isso a quem me telefonou, tive alguma dificuldade em designar as listas sem ser apenas pelas letras para não ferir suceptibilidades. Querias análise mais fina ainda?

    Mas como querias que fizesse? Diz que faço outro post.

    Mas sejamos claros: as posições devem ser assumidas e não acusei quem quer que seja de fazer o CGT; penso que o que escrevi transmite a sensação de uma boa parte dos eleitores.

    Apenas classifiquei a actuação do CGT de controversa, uma vez que, e no caso dos professores, só se ter constituído à quarta ou quinta tentativa. E podia dizer tantas coisa mais, como sabes. Certo?

    Quanto ao resto, dizes que o governo não aprendeu a lição. Todos sabemos isso. Por isso, as escolas estão como estão. Francamente: bem sucedido? Meu caro Luís, onde andas tu? Aplica a lei? Qual lei? Avaliação? Estás a brincar Luís? Onde está o Luís que esteve comigo em tantas manifestações contra este modelo de avaliação e de gestão? Queres dizer-me que me devo sentir derrotado? Sabes bem que o meu dia a dia é feito de dificuldades. Não esperava isso de ti, confesso.
    E o estatuto do aluno Luís? E os titulares Luís? E a democracia Luís?

    Quem perdeu foi a escola e o agrupamento. Foi a escola pública Luís. Deves ser dos poucos a dizer que tudo isto foi positivo. Quem sabe de lei não sabe forçosamente de direito, meu caro amigo. Uma coisa é publicar uma lei, outra é a sua aplicação.

    Somos todos crescidinhos e devemos assumir as nossas posições Os executivos sabem muito bem os caminhos que trilham. As tuas insinuações menorizam as nobres atitudes de quem as assumiu. Nada tenho a ver com isso, a menos que entendas que não deva pensar e escrever; e tb agir, se me permites.

    Se entendes que só pelo facto de se ser governo se sabe mandar (palavras tuas), nem sei que te diga mais.

    Espero que Santo Onofre volte a viver dias felizes e com o teu contributo.

    Abraço e força aí.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.