Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Pessimismo Fundamentado

18.10.10

 

Quando vejo dois ex-presidentes elegerem a avaliação de professores como um dos principais exemplos da coma que atingiu o país, entro no estado de "permanente" abanar de cabeça e convenço-me que não temos solução. É falência pela certa. Não tarda uma década e os telejornais abrirão em desespero com a falta estrutural de professores.

Não sei o que Ramalho Eanes e Jorge Sampaio sabem de avaliação de professores. Mas sei que a avaliatite incontinente dos professores situou-se no primeiro lugar das duas ou três causas com que retratam a nossa pré-bancarrota.

Ou seja, as duas ilustres figuras do estado escolheram um modelo comprovadamente inaplicável e incompetente, injusto, despesista, carregado de má burocracia, e que queria medir o imensurável e deixaram para plano secundário o financiamento partidário, os benefícios do estado social, as causas e as consequências da bolha imobiliária, o clientelismo das parcerias público-privado e a reorganização da gulosa traquitana (ia a escrever máquina) do estado. Não. Assim não vamos lá. Acusem-me de corporativo e de estar a ver a coisa em tamanho micro. É nestes pequenos detalhes que se vêem as condições para decidir nos grandes e ponto final. O estado está aprisionado pela cobiça e pela ganância e não estou a insinuar que os dois ex-presidentes se situam nessas categorias humanas.

Espanta-me que estes dois experimentados políticos não se tenham apercebido que a tal avaliatite incontinente entrou nas prioridades da nação pela mão de um primeiro-ministro que usou o assunto como arma de manipulação mediática, com a intenção de segurar os votozinhos e de agradar ao lumpen. A coisa correu muito mal, como se sabe. Podem, os senhores, até nem saber do que falam, mas escolhem e logo em que lugar. O meu pessimismo é fundamentado.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Paulo G. Trilho Prudencio

    12.10.10

    Viva Miguel: já lá vou.

    Viva Bulimundo


    Viva Isabel: muitos fumos, realmente
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.