Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

e santo onofre? (06)

20.09.10

 

 

 

 

Disse-me um professor de outra escola do concelho das Caldas da Rainha: existiu uma enorme debandada de alunos de Santo Onofre porque temos de fazer turmas muito para além dos limites da rede escolar; os encarregados de educação nem querem ouvir falar em Santo Onofre.

 

A descontrolada rede escolar das Caldas da Rainha volta a ficar desequilibrada. Depois da inédita integração urbana de uma escola particular e cooperativa (que não se agrupa) os desequilíbrios desta rede concelhia agravam-se. Os seus recursos humanos bem podem temer o futuro.

 

Deixei passar a primeira semana de aulas em Santo Onofre e tentei conhecer os números. Um procedimento que, desde o século passado, um qualquer interessado apurava com todo o rigor e à distância de um clique num qualquer terminal da rede, é hoje uma dor de cabeça. A informação não está nos locais de estilo e o melhor que consegui foi taxativo: saíram mais de duas centenas de alunos num universo de pouco mais de oitocentos.

 

Passar pelo recreio no intervalo é uma dor de alma. São poucos os que ficaram. Quem os conhece sabe que a regra foi mais ou menos assim: os alunos das famílias mais informadas transferiram-se. Ficaram os outros, os duplamente penalizados: para associar a famílias sem tempo ou ambição escolar, vêem agora vedado o convívio, na mesma sala de aula, com quem beneficia desses factores decisivos.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.