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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

dos escombros - novo ecd e nova add

23.06.10

 

 

 

 

 

 

 

 

São as siglas de novos diplomas que passam a reger um sistema escolar desfeito em pedaços: Estatuto da Carreira Docente ECD (tem piada ser um 75/2010), aqui, e Avaliação do Desempenho Docente ADD (tem piada ser um 2/2010), aqui.

 

A responsabilidade por estes textos é do governo. Existiu um acordo de princípios com os sindicatos. Segundo os que se sentaram na mesa de negociação, o acordo foi respeitado integralmente, como pode ler aqui. "Não foi o que queríamos, mas foi aquilo que se conseguiu", dizem. Percebo e não percebo esta parte. Se por um lado numa negociação não se ganha tudo, por outro, é bom que se não esqueça que quem estava fragilizado (e por mais de uma vez, tanto em 2008 como em 2010) era o governo.

 

A luta em defesa do poder democrático da escola pública continua. A agenda neoliberal (de new management da função pública) levou uma série de pesadas derrotas. Isso deveu-se à coragem e à abnegação de muito professores. O estatuto que foi hoje publicado não tem titulares (é uma grande vitória dos professores e só numa tentativa de revisionismo se pode dizer que é um resultado do acordo de princípios) nem nada que se pareça. O modelo de avaliação é uma manta de retalhos (sempre foi, claro), está sem norte e só será aplicado num registo de farsa e fingimento. Ainda voltaremos a ouvir falar de situações inenarráveis à volta desta avaliatite incontinente.

 

Os professores só podem levantar a cabeça e sentir orgulho no papel que desempenharam em defesa da democracia e na lição de cidadania que deram ao país. O resto virá com determinação e com o tempo.

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