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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

clima e cultura

18.06.10, Paulo Prudêncio

 

 

Não se encontra um qualquer argumento que justifique a criação de agrupamentos escolares na versão portuguesa. Um único. Nem sequer de índole financeira.

 

Então se procurarmos nos fundamentos da gestão organizacional, a literatura aconselha exactamente o contrário. Gostava mesmo de saber onde esta gente se fundamenta para passar a vida a fazer terraplanagem do clima e da cultura das organizações escolares. A resposta pode ser simples: ignorância e falta de respeito.

 

Leia, por exemplo, a seguinte definição e tire as suas conclusões.

 

Fernández e Ascencio (1989) escrevem assim:

 

"(...)O clima é um conceito globalizante que se refere ao ambiente da instituição. É um conceito multidimensional; influído por distintos elementos institucionais, tanto estruturais ou formais como dinâmicos ou de funcionamento. As caracterísiticas do comportamento humano constituem variáveis de especial relevância na definição de clima de escola. O estilo de liderança é uma das mais importantes. Representa a personalidade de uma organização ou instituição. Tem um carácter relativamente permanente no tempo. Determina o resultado de distintos produtivos educativos (rendimento académico, satisfação, motivação, desenvolvimento pessoal, etc).(...)"

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