Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

salvem a net

29.05.08

 


Parece impossível, mas não é: a internet aparenta não necessitar de salvadores.

O movimento Save The Internet (www.savetheinternet.com) já conta com mais de um milhão de aderentes para "assegurar que a Internet continue aberta a novas ideias, à inovação e ao progresso."

A iniciativa e a consequente discussão, já têm meses de actividade. Activistas, bloggers, jornalistas e oradores diversos manifestam-se preocupados, no primeiro dia da conferência para a reforma dos média, com a necessidade de se garantir a liberdade na utilização da internet:

"Queremos um internet livre de portagens"
é a palavra de ordem.
 
(Esta parte do post foi publicado em 19 de Janeiro de 2007)
 
Vem isto a propósito de um programa televisivo, cujo vídeo acabei agora de ver: o canal "sic generalista" dedicou uma boa parte do seu "prime-time" de hoje aos blogues, num programa moderado por um jornalista e preenchido por alguns convidados. Tomaram, também, como exemplo alguns blogues assinados mas não convidaram os seus autores. Não houve, portanto, contraditório. E misturaram, na discussão, a generalidade dos blogues com os aspectos mais negativos na utilização da internet.
 
Nem sei que diga. Vivemos tempos de informação livre como nunca se conheceu. Daqui por alguns anos, perceberemos melhor os seus efeitos nos mais diversos domínios.
 
Tiques do estado excepção?