Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

volver

07.01.07




Diz-se que é uma acção menor no conjunto das obras geniais de Pedro Almodóvar: não concordo. Considero-a, sim, esta obra prima, uma fita cinematográfica genial, pensada com um cunho auto-biográfico muito acentuado e que, desconfio, o realizador deve rever vezes sem conta e com uma renovada comoção. Se Almodóvar filmou para si, como a partir de um certo nível se pode fazer, julga-se, fez muito bem.
O filme envolve-se no universo das mulheres do realizador e na terra que lhe deu as raízes: assiste-se à harmonização de Pedro com a sua mãe e com o seu ambiente de nascimento; muito bonito e extraordinariamente bem filmado.

"Três gerações de mulheres sobrevivem ao vento quente, ao fogo, à loucura, à superstição e até mesmo à morte, graças à bondade, às mentiras e a uma vitalidade sem limites.
São elas Raimunda (Penélope Cruz), casada com um operário a viver do subsídio de desemprego e uma filha adolescente (Yohana Cobo); Sole (Lola Dueñas), a sua irmã, que ganha a vida como cabeleireira; e a mãe de ambas (Carmen Maura), morta num incêndio, juntamente com o marido.
O fantasma de Carmen regressa à terra para ajudar primeiro a sua irmã (Chus Lampreave) e depois Sole. Embora seja com Raimunda que tenha em vida deixado assuntos pendentes, tal como fez com a vizinha da sua aldeia, Agustina.
O conjunto de actrizes de "Voltar" ganhou o Prémio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes."

A não perder.