Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

a engrenagem

15.06.09
 
 
(encontrei esta imagem aqui)

 
"Mudam os homens não mudam as políticas",
A engrenagem, Jean-Paul Sartre
 
 
Mas basta uma pedrita para que se alvoroce o "dispositivo constituído por um sistema de rodas dentadas para transmissão de movimentos em diversos maquinismos."
Os dispositivos visíveis e os invisíveis.
 
No caso da luta dos professores, a atmosfera relacional está a atingir níveis de degradação irreparáveis por culpa exclusiva de quem ocupa funções governativas nessa área, mas sempre apoiados pelo actual governo e pelo partido político que tem maioria absoluta na Assembleia da República; e com a contemplação de uma denominada cooperação estratégica e, por vezes, e custe o que custar, por entendimentos diversos em nome de equilíbrios, muito afastados das escolas e das salas de aula, dentro da plataforma de sindicatos de professores.
 
Basta de subjugar o ténue poder democrático das escolas em nome de interesses políticos que falharam estrondosamente e que já tiveram o necessário aviso por parte da fundamental garantia das democracias: o voto. O voto, o voto de cada um, tem de valer, quer se goste quer não se goste do seu produto. Não pode servir para tentar afirmar políticas nefastas que depois são usadas em campanhas eleitorais e fazer-se, a seguir, tábua rasa do que se disse antes só porque os resultados não foram os irresponsavelmente esperados. E não me venham com justificações de que agora já nada há a fazer porque faltam três meses para não sei o quê. É como com os direitos humanos: todos e já.

4 comentários

Comentar post