Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

escola como bem público e o outro como um diferente

16.02.10

 

 

Foi daqui

 

"(...)O pressuposto de escola como bem público, onde para os autores se encontra, tem apontado para outro princípio básico das sociedades modernas: a relação com os outros, o outro como “eu mesmo”, o outro como um igual, estando essa relação de igualdade sempre envolta duma atmosfera de imaturidade e de dependência. Ao invés, o autor em que os autores deste texto se sustentam, defende a instalação duma dinâmica de “igual mas diferente” como acontecia na antiguidade onde a educação não era essencial no devir humano. A problemática da alteridade incrementou-se ainda mais com o aparecimento de instâncias transnacionais, passou do politico para o educativo e do colectivo para o individual, terminando no questionamento da autoridade e das instituições onde se estabeleciam as relações entre as pessoas.(...)"

 

Angel Gárcia Del Dujo,

"La escuela en crisis"

- a tradução e a adaptação são minhas.