Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

pão

15.02.10

 

Foi daqui

 

 

 

 

Devo ter comido (e saboreado com um imenso prazer) pão em quase todos os dias da minha vida, mas tenho ideia que só através duma "pincelada", confesso-o, é que olhei para esse inigualável alimento com a devida atenção; é o papel da cultura, digamos assim.

 

A "pincelada" é uma rubrica do sítio na internet da Escola Básica Integrada de Santo Onofre e nasceu algures no século passado: em 1997 ou 1998. O ebionofre.pt impôs-se como uma referência no âmbito dos sites escolares e conseguiu concretizar os seus desígnios iniciais: ser simples e intuitivo, estar sempre actualizado e servir a comunidade educativa como uma verdadeira valência de "front office". Mas tinha mais: a tal "pincelada", por exemplo, onde encontrei uma excelente exposição digital sobre o pão, com imagens e textos de rara beleza. Fui à procura da ligação mas não a encontrei, embora a "pincelada" continue a recomendar-se; vai lá ter se clicar aqui.

 

E lembrei-me do pão por causa de outro fenómeno curioso. Nunca me passou pela cabeça fazer pão em casa, mas o advento das tecnologias permite-me, com uma logística de poucos minutos, saborear uma variedade de exemplares que deixam qualquer um rendido: branco, com sementes, brioche, francês, sei lá. As voltas que a vida pode dar, realmente.

 

 

 

1 comentário

Comentar post