Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

good night, and good luck

25.07.07
boanoiteeboasorte.jpg



É um filme genial. Tinha lido sobre o filme e estava desejoso de o ver. O local escolhido não foi o melhor: a sala 2 do Monumental, em Lisboa, já reforça a inevitável passagem do tempo. Mas com o decurso das imagens, até isso me foi escapando.

Good night, and good luck (boa noite, e boa sorte) é um filme a preto e branco: realizado por George Clooney, retrata o início do jornalismo televisivo nos Estados Unidos da América, na década de 50. É a segunda longa-metragem deste realizador. O filme move-se à volta do fenómeno do "Macartismo", que ficou conhecido como uma “caça às bruxas” e que consistia na perseguição e detenção de todos os que tivessem tido uma ligação ao partido comunista.

Partiu de diversos quadros que nos inserem nas duas realidades - a jornalística e a política - para atingir o auge no conflito verídico entre um célebre “pivot”, Edward Murrow - que terminava sempre com um “good night, and good luck” - e o senador, Joseph McCarthy - é ao nome deste político que se deve o “Macartismo”. O “Macartismo” foi fundado por este senador republicano, cuja paranóia o levou a acusar milhares de americanos de serem militantes socialistas.

Entre outras acusações fantasiosas, insinuou que o departamento de estado americano, em Washington, estava repleto de "comunistas com ficha" e que "via comunistas até mesmo debaixo de sua cama". Edward Murrow chefia uma extraordinária equipa de jornalismo televisivo na cadeia CBS. Um filme brilhante.

Provoca, também, uma dura reflexão ao modo como se faz jornalismo televisivo. É uma homenagem aos que têm a coragem de agir livremente e em defesa dos princípios democráticos: e que não quebram.

Voltarei a ver.

[reedição)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.